Notícias

Home 5 Informações 5 1º/10 Dia Mundial da Urticária: doença que pode causar baixa autoestima

1º/10 Dia Mundial da Urticária: doença que pode causar baixa autoestima

Dr. Gil do Provida explica as causas e o tratamento para o problema de saúde


Coçar muito a pele, pode a princípio parecer normal, mas as lesões podem causar constrangimento e baixa autoestima, comprometendo a qualidade de vida. A urticária é uma dessas doenças, que afetam 1% da população mundial de forma persistente, podendo ocorrer em qualquer idade. Manifesta-se com manchas vermelhas, inchadas, que coçam muito e que desaparecem sem deixar cicatriz. Problema de saúde que no dia 1º de outubro é celebrado o Dia Mundial da Urticária e o tema deste ano é “Necessidades não Atendidas: Caminho a Seguir para a Urticária”.

O alergologista do Complexo Médico Provida, Dr. Gil Bardini, reforça a importância do diagnóstico correto e o tratamento para o controle da doença.

“Urticária é uma doença que se manifesta com urticas que coçam muito e/ou angioedema, que é um inchaço mais profundo na pele, lábios, pálpebras, mãos, pés, língua, garganta e etc. Manifestações que podem ocorrer juntas ou isoladamente. Condição se apresenta de diversas formas e por diferentes causas, que em casos de dificuldade para respirar é considerado como uma urgência médica”, explica o médico.


As lesões podem surgir em qualquer parte do corpo e em geral somem em até 24 horas, sendo que as principais causas de uma pessoa desenvolver uma urticária, podem ser, conforme a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI):

  • um alérgeno (substância capaz de provocar hipersensibilidade em pessoas mais suscetíveis e que causam inflamações);
  • um gatilho físico, como temperaturas extremas;
  • outras condições de saúde, como infecções virais e bacterianas, condições autoimunes e etc.

“São indicados para o tratamento para urticária medicamentos antialérgicos e em casos mais graves, uso de corticoide oral e quando a urticária for crônica, pode ser indicado a associação com imunobiológico ou com imunossupressores”, informa Dr. Gil.

Dr. Gil Bardini – Alergologista

CRM 13382 RQE 9740

Corpo
Clínico

DIRETORIA

NOSSA
ESTRUTURA