Evento de orientação, esclarecimentos e informações desde o pré-natal até os primeiros dentinhos das crianças
Na última semana o mezanino do Bloco E do Complexo Médico Provida, em Tubarão, foi palco da 1ª edição do Encontro de Gestantes Provida de 2026, do setor Saúde da Mulher. Evento que reuniu futuras mães, seus acompanhantes e um grupo de profissionais de saúde para uma verdadeira imersão no universo da gestação, parto e cuidados com o bebê.
Com uma abordagem multidisciplinar, a ginecologista e obstetra Dra. Larissa Siqueira (CRM:31778-SC RQE 27105) , abriu a conversa falando sobre a importância do pré-natal, os tipos de parto, os cuidados com a saúde da gestante e demais etapas que envolvem uma gravidez. O segundo médico a se apresentar, foi o gastropediatra, Dr. Henrique Galvani (CRM 20575 RQE 18466), esclarecendo tópicos como o ambiente ideal do berço, roupas adequadas, trocas de fralda, cólica, frequência de urina e evacuações, acompanhamento de ganho de peso e muitos outros assuntos da especialidade.
“Tentei abordar vários tópicos, entre eles, sobre disquesia, que é quando me perguntam por que o bebê se espreme, se contorce. Explico que essa condição é comum e geralmente faz parte do desenvolvimento natural, mesmo que o choro possa gerar angústia e preocupação dos pais. Condição que, na maioria de vezes, é passageira, causada pela imaturidade do sistema gastrointestinal, sentida quando o bebê se esforça para evacuar”, explica o médico.
A vacinadora, Maysa Fontana, responsável pela Central de Vacinas, expôs sobre a importância da imunização da gestante, do pai e de toda a rede de apoio. Reforçou ainda quais vacinas são indicadas para diferentes faixas etárias, destacando a proteção coletiva como barreira fundamental para proteger o bebê nos primeiros meses de vida.
Demais profissionais
A consultora de aleitamento materno Débora Felisbino (COREN/SC 178.012) falou sobre a importância do leite materno, desde o colostro até a fase da apojadura. Orientou também sobre a pega correta, cuidados com os mamilos, formas de reservar o leite e outras situações que envolvem o cotidiano de amamentação. A enfermeira e bombeira comunitária Cristiane Goulart ensinou técnicas de primeiros socorros, com foco especial em situações de engasgo em bebês. As demonstrações chamaram atenção pela praticidade e importância, reforçando a necessidade de preparo para emergências. Encerrando o ciclo de palestras, a saúde bucal também foi destaque com o odontopediatra Dr. Eduardo Martins (CRO/SC 9346), da Provida Odontologia, que alertou sobre os cuidados dentários durante a gravidez, sobre o nascimento dos primeiros dentes, o uso de escovas adequadas, a quantidade de pasta e o momento ideal para a primeira consulta odontológica infantil.

As gestantes participaram de sorteios e todas ganharam brindes do Setor Saúde da Mulher Provida