Paciente é encaminhado pelo médico especialista em sono, realiza agendamento na Pro Vida e marca sua consulta para adaptação de CPAP. Na primeira consulta é explicado sobre a AOS e a adaptação do CPAP. O CPAP é colocado no modo automático e as orientações são repassadas quanto a sua montagem e funcionamento. É feita a escolha da máscara para utilização com o aparelho. Paciente leva o CPAP para seu domicílio retornando após 3 noites de uso.
No seu retorno é retirado o relatório gravado no cartão memória do aparelho. São analisados os dias dormidos com o aparelho e verificado a pressão utilizada em 90% do tempo, vazamentos, tempo de utilização e IAH. É fixado a pressão com percentil 90 e novamente paciente retorna para seu domicílio com o aparelho dormindo com ele por mais 2 noites.
No segundo retorno é retirado o relatório do uso com pressão fixa analisando IAH, vazamento e tempo de uso. Estando o relatório com tempo de uso maior que 4 hs, vazamento menor que 50 l/min e AIH menor que 5 eventos por hora é considerado uma adaptação de sucesso. Caso o relatório não apresente os resultados dentro do protocolo a adaptação é repetida. Com o sucesso da adaptação é realizado a prescrição do CPAP e máscara.