A avaliação do PAC é realizada para identificar possíveis transtornos no processamento das informações que chegam através da audição. Os indivíduos com distúrbios de processamento auditivo tem dificuldade para entender a conversa, memorizar as informações ouvidas, dificuldade para prestar atenção, principalmente em ambientes com ruído.
- Trazer exames e laudos de audiometria e imitanciometria, previamente realizados.
- Paciente terá que vir bem descansado e aleta, pois o teste pode sofrer prejuízo quando o paciente está sonolento ou cansado.
- Não agendar outros exames para o mesmo dia em horário próximo ao exame ao PAC.
- Se o paciente for usuário de óculos, lembra-se de trazê-los.
- Laudo entregue em 3 dias uteis.
É indicado para avaliar crianças com trocas na fala persistentes, ou com dificuldades de aprendizagem, ou mesmo desatentas. Indicado ainda para adultos com dificuldades em situações de comunicação, como em reuniões, palestras, mesas redondas, entre outras.
Para avaliar o PAC é selecionada uma bateria de testes, de acordo com a idade e queixa do paciente, onde será possível investigar habilidades auditivas preservadas e alteradas. Os testes são realizados em uma cabine audiométrica. A avaliação de PAC irá direcionar o tratamento fonoaudiológico para maior benefício do paciente.
Pode ser realizada em pacientes a partir dos 5 anos de idade (para identificar possíveis inabilidades auditivas, porém com bateria limitada de testes) até idosos. A bateria completa já pode ser realizada a partir dos 7 anos. A avaliação tem duração de 1h a 1h30 minutos, podendo ser agendado um retorno, se necessário.