Urodinâmica é um método complementar de diagnóstico, conhecido por Avaliação Urodinâmica ou Estudo Urodinâmico. Consiste no estudo funcional do trato urinário baixo, compreendendo as fases de enchimento e esvaziamento vesicais, avaliados pela medida das pressões vesical, uretral e abdominal.
Delicadas sondas introduzidas na bexiga, uretra e ampola retal, são conectadas a transdutores de pressão. As informações pressóricas são transmitidas simultaneamente e em tempo real por esses transdutores a um processador que envia os dados, na forma de gráficos, a uma tela de vídeo de um computador, onde o urologista faz a análise.
Para que todos tenham o conforto e agilidade que merecem, autorizamos 1 acompanhante por cliente na sala de espera.
Por questão de segurança, a apresentação de um documento com foto é indispensável.
Ao realizar o exame de Urodinâmica, é possível avaliar e diagnosticar os problemas de funcionamento no trato urinário inferior. Assim, é observado se a bexiga está armazenando a urina e proporcionando o esvaziamento de forma adequada. Este estudo é realizado em duas partes: primeiramente a fase de enchimento vesical (cistometria) e, em seguida, são feitos testes para avaliar a capacidade de armazenar urina e esvaziá-la