A vectoeletronistagmografia é um exame audiológico que avalia o nosso sistema vestibular, que é o órgão responsável pelo nosso equilíbrio.
O exame é realizado com o paciente sentado, onde limpamos a pele do paciente com álcool e gaze e em seguida são colocados quatro eletrodos, um ao lado do olho direito, um ao lado do olho esquerdo e dois na testa, com pasta eletrolítica e micropore.
No dia do exame:
Este exame é indicado às pessoas que apresentam alguns tipos de tontura ou desequilíbrio, zumbido e/ou perda auditiva sensorioneural, cinetoses, quedas e síndromes de tronco encefálico e cerebelo.
Este exame é composto por 2 etapas:
Na primeira etapa o paciente acompanhará com os olhos estímulos luminosos que aparecerão na televisão a sua frente. Nesta etapa se analisará os sinais originados de movimentos oculares involuntários, os nistagmos.
Na segunda etapa, a cadeira será um pouco reclinada e o paciente receberá um leve jato de ar no canal auditivo externo. Durante esta segunda etapa o paciente deverá permanecer de olhos fechados, abrindo apenas quando solicitado.
Os resultados serão captados pelos eletrodos no computador, aonde será observado e analisado os registros definindo presença ou não de labirintopatia.